Assine nossa Mala Direta

Inscreva seu Email

Prazer, somos o observatório.

Janaine Aires
O Observatório da Mídia Paraibana é uma ferramenta pedagógica criada por estudantes do curso de Comunicação Social da UFPB. Com o objetivo de estudar os recortes/processos de construção de sentido/mediações/representações que a mídia promove sobre os fenômenos do acontecer sócio-cultural.

Temos como norte a certeza de que a Universidade precisa estar voltada criticamente para a sociedade e que o curso de Comunicação Social deve se debruçar sobre a análise e a reflexão da realidade na qual está inserido. Por isso nossa principal preocupação teórica é desenvolver instrumentos analíticos que priorizem a reflexão sobre o papel da mídia paraibana partindo do contexto da universidade e através dos seus mecanismos, que são o ensino, a pesquisa e a extensão.

Buscamos levantar, de maneira sistemática e construtiva, questionamentos a partir da análise de conteúdos produzidos, fazendo disto uma prática pedagógica. Dessa forma, pretendemos colaborar com a construção de um outro modelo de ensino/aprendizagem da comunicação que supere o modelo adotado da formação para o mercado de trabalho e com a construção de um novo ethos do profissional da comunicação social.

Pretendemos promover debates de temáticas significativas a partir dos produtos da mídia Paraibana, estimular a reflexão crítica dos acadêmicos desta e de outras áreas das ciências humanas, como também de toda sociedade, apontando ferramentas que contribuam na educação do sujeito para a mídia e na formação do comunicador para a sua práxis. Acreditamos que é indispensável instaurar uma dinâmica reflexiva que estimule o protagonismo dos comunicadores.

Compartilharemos nossas reflexões através deste blog, quinzenalmente. Nesta primeira etapa do projeto, vamos desenvolver Rodas de Leitura sobre as Teorias do Jornalismo e depois entraremos na primeira temática que analisará o Jornalismo Policial desenvolvido pela mídia do estado. Para isso, produziremos artigos e programas de TV que serão veiculados por aqui. Por isso, permaneça atent@ aos nossos trabalhos!




Janaine Aires / Autor

Coprights @ 2016, Blogger Templates Designed By Templateism | Templatelib