Assine nossa Mala Direta

Inscreva seu Email

Observando o Observatório - Observatório participou do I Encontro Nacional sobre o Direito à Comunicação

Janaine Aires

O Observatório da Mídia Paraibana foi parte do I Encontro Nacional sobre o Direito à Comunicação, o ENDC, realizado entre os dias 9,10 e 11 de fevereiro de 2012, na Unicap, em Recife. Organizado pelo Centro de Cultura Luiz Freire, o Encontro reuniu entidades de todo o Brasil para discutir políticas públicas de comunicação e os rumos da democratização do setor.

Foram promovidas palestras, oficinas, intervenções culturais e espaços auto-gestionados. Neste, o observatório apresentou o relato de sua experiência no Encontro e compartilhou reflexões com projeto do Rio Grande do Norte e de São Paulo. Na ocasião apresentamos a proposta do projeto e as dificuldades enfrentadas para alcançar os objetivos, destacamos a repercussão das reflexões no contexto midiático paraibano.

O professor Juciano Lacerda relatou as atividades do projeto de extensão da UFRN desenvolvido ao lado da Rádio Comunitária Melancia do Quilombo Acauã, na zona rural da cidade de Poço Branco – RN. A rádio comunitária foi fechada e teve seu transmissor apreendido. Juciano destacou a importância da rádio para a comunidade e as relações políticas da região que resultaram na apreensão dos equipamentos.

Já Raphael Alário apresentou ações do projeto Educom.rádio, do qual faz parte, desenvolvido dentro do Projeto Vida, da Secretaria de Educação do Município de São Paulo. O Projeto tinha como objetivo formar, capacitar e assessorar professores e estudantes para a produção de mídia e multiplicarem as possibilidades de utilização das tecnologias e linguagens midiáticas para a promoção da cidadania e da melhoria do ensino.

Janaine Aires / Autor

Coprights @ 2016, Blogger Templates Designed By Templateism | Templatelib