Assine nossa Mala Direta

Inscreva seu Email

Observatório da Mídia Paraibana – Analisando o discurso de cada sistema na linguagem de cada veículo | Edição 01 | fevereiro/março de 2012

Janaine Aires

Editorial

“Não se trata de um projeto fácil, nem confortável. Mas perseguimos na esperança de que depositando um grão de areia numa ostra a irritação causada por nossa presunção irá, de tempos em tempos, se converter em pérola.” (Roger Silverstone – Por que estudar a mídia? P. 283)

O Observatório da Mídia Paraibana tem uma tarefa difícil nas mãos e talvez não exista uma frase que descreva tão bem a nossa proposta quanto a que citamos acima. Acreditamos que a análise da nossa mídia tem muito mais a nos dizer do que o que podemos ler, ver e ouvir diariamente nos veículos de comunicação do nosso estado. Examiná-la é analisar a nossa memória, o nosso processo de construção de subjetividades, a nossa estrutura política-econômica-cultural.

As ações do Observatório fazem parte de um universo de iniciativas culturais desenvolvidas pelo Coletivo COMjunto de Comunicadores Sociais e que têm como objetivo a implementação das bandeiras de luta pela Democratização da Comunicação, pela Qualidade de Formação do Comunicador e do Combate às opressões. O observatório pouco será compreendido se for deslocado do contexto em que nasceu. Herda as concepções de autonomia, protagonismo juvenil, de Universidade e Sociedade do Projeto Cinestésico, das Semanas pela Democratização da Comunicação, do Cineclube Jomard Muniz de Britto.

Ao longo da nossa história, experimentamos metodologias, compartilhamos reflexões, acompanhamos a comunicação do nosso estado e através do nosso blog e da nossa participação em congressos e eventos da comunicação apresentamos reflexões pontuais sobre a produção midiática do nosso estado.

Muito embora tenhamos consciência da diferença de ritmo existente entre a nossa produção e a produção comercial da mídia, sempre nos incomodamos com a distância entre as nossas intervenções reflexivas e percebemos a necessidade de apresentar periodicamente um conjunto de apontamentos sobre a mídia. Por isso, organizaremos nossa produção mensalmente.

O processo de reflexão que nos baseamos está diretamente articulado com a promoção de conexões entre os fatos, a investigação, a maturação de um ponto de vista e a sua articulação com outros modos de pensar. Nossa missão é conectar pensadores da comunicação com o nosso tempo e estimular a reflexão crítica sobre a produção de mídia do nosso estado. Essa proposta jamais será alcançada se não multiplicarmos nossos olhares. Por isso, a convocação para novos observadores está sempre aberta, pois mais pontos de vistas são sempre bem – vindos.

Existem e sempre existirão lacunas a serem preenchidas. Em 2012, organizaremos nossa produção em editorias bastante simples e praticamente autoexplicativas. São elas: Debatendo a mídia paraibana, que reunirá os textos produzidos no período no observatório e em outros espaços de observação; (Entre)vistas, apresentando uma entrevista que aborde o debate sobre a comunicação; Resenhando, aglutinará resenhas de livros que nos ajudem a pensar a mídia; Drops, que são reflexões curtas pescadas no twitter, facebook e outros espaços de observação da mídia; e Observando o observatório, que pretende reunir as críticas a nossa produção e também detalhes das nossas participações em congressos, eventos, encontro e etc. Assumimos o compromisso de, em cada edição, torna-la mais elaborada, isto significa que podemos alterar o perfil destas editorias.

Nossos endereços continuam os mesmos: @obsermidiapb, observatoriodamidiapb@gmail.com e www.observatoriodamidiaparaibana.blogspot.com. Dialogue conosco!

Boa leitura!

Janaine Aires / Autor

Coprights @ 2016, Blogger Templates Designed By Templateism | Templatelib