Assine nossa Mala Direta

Inscreva seu Email

Resenhando - Por que estudar a mídia?

Janaine Aires

Qualquer estudo, análise e proposta que procure debater a mídia deve ser atravessada diametralmente por esta pergunta. Por que estudar a nossa produção midiática? O que nos leva a nos debruçarmos sobre ela? O que tem as nos dizer sobre o mundo? Roger Silverstone responde a essas perguntas apresentando a proposta de que é necessário compreender a nossa mídia através da sua dimensão cultural, social, política e econômica.

Esta obra, lançada em 2002 no Brasil, colabora com os Estudos da Mídia apresentando seu principal objeto como um processo, para além de um conjunto articulado de tecnologias, programas, rotinas e suportes. Para Silverstone, a mídia não apresenta uma mudança uniforme, não produz sozinha os significados.

Sob o seu ponto de vista, a sociedade é construída no seu eterno fluxo, em seu movimento e cada um de nós também se movimenta através de espaços midiáticos, na realidade e na imaginação, material e simbolicamente. Estudar a mídia é estudar esses movimentos no espaço e no tempo.

Atualmente, é impossível escapar da presença e da representação da mídia. De modo cada vez mais global, a mídia oferece e produz significados que inundam a nossa vida cotidiana. Ela é mediação, pressupõe vínculos e implica um constante processo de produção de significados e ressignificações.

Silverstone nos convida a estudar a mídia, as suas performances, sua poética, sua brincadeira, seu erotismo, sua retórica. Propõe que devemos enxergar a tecnologia como coisas sociais impregnadas pelo simbólico e social, no seu processo de criação e no seu uso. Estudar a mídia, nesse contexto, pressupõe questionar a tecnologia.

A linguagem da mídia é uma linguagem retórica e sua principal conquista é ter nos convencido de que o que ela representa é a realidade. Silverstone salienta que a política da mídia está preocupada com o poder de abrir e fechar portas, de controlar direitos de passagem, permitir o acesso e a produção de significados. Assim, estudamos a mídia, pois precisamos compreender como ela contribui com o exercício do poder e como abraça a responsabilidade de tornar o mundo inteligível.

SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? Edições Loyola. São Paulo, Brasil, 2002.

Janaine Aires / Autor

Coprights @ 2016, Blogger Templates Designed By Templateism | Templatelib