Assine nossa Mala Direta

Inscreva seu Email

II SIMPÓSIO DE PESQUISA SOBRE A MÍDIA PARAIBANA CHEGANDO!

Janaine Aires



SALVE SALVE! 

É com muita alegria que informamos que está aberta, até o dia 29 de abril de 2016, a submissão de artigos e relatos de experiência para o II Simpósio de Pesquisa sobre a Mídia Paraibana

Nesta edição, que será realizada nos dias 9 e 10 de junho de 2016 na Universidade Federal da Paraíba, o tema escolhido é "A comunicação e a cidade: espaços, diálogos e vivência", serão realizadas palestras e atividades em torno das questões que envolvem a comunicação e o urbano. 

Podem ser submetidos artigos e relatos de experiência que versem sobre qualquer aspecto da produção midiática do nosso estado, por autores de qualquer nível de conhecimento. 

As propostas devem ser encaminhadas, obedecendo as normas de formatação, para o e-mail observatoriodamidiapb@gmail.com. O resultado dos artigos aceitos será divulgado no dia 13 de maio de 2016 no blog da ação (que SERÁ REPAGINADO EM BREVE). Os trabalhos serão publicados nos anais da atividade.

Confira mais detalhes na ementa e na chamada de trabalhos abaixo. 

Espalhe esta ideia, programe-se e não deixe de participar! 

Nos vemos lá! 

_________________________________________________


II SIMPÓSIO DE PESQUISA SOBRE A MÍDIA PARAIBANA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
 “A COMUNICAÇÃO E A CIDADE: ESPAÇOS, DIÁLOGOS E VIVÊNCIAS”
– 9 E 10 DE JUNHO DE 2016 –

A mídia é cotidiana. Se alimenta dos acontecimentos como fonte para produção de seus conteúdos. Ao mesmo tempo em que coloca seus discursos na arena pública, contribui com a significação dos espaços urbanos, grupos sociais e indivíduos que constituem as cidades.  Elas, por sua vez, abrigam uma variedade de dinâmicas, problemas e rostos. Contudo, não se pode resumir as cidades a um retalho de culturas. Há de se levar em conta a circulação social.
É nesse para lá e para cá dos indivíduos que os resíduos sensíveis que se despregam dos meios se sedimentam no tecido social. A interação com os meios não se encerra ao desligar o rádio, a TV ou ao encerrar a leitura do jornal, revista ou portal e os conteúdos dos media transitam pelo imaginário. Que hábitos se dão a ver a partir da elaboração dessas imagens? Que visões de mundo, e sobre seus habitantes, esses discursos elaboram? A que dão visibilidade e o que escondem? É possível identificar a diversidade sócio-cultural da pólisno espectro midiático?
É acerca dessas relações que II Simpósio de Pesquisa sobre a Mídia Paraibana quer discutir. Interessa-nos evidenciar como a mídia do nosso estado constrói simbolicamente as noções de global/local, a criminalização da pobreza, utilizações das tecnologias da comunicação (geolocalização no jornalismo, por exemplo), urbano x rural e reflexões sobre a publicidade construindo uma ideia de cidade. Trata-se de uma discussão sobre a urbe mediada e a importância de contextualizar os dilemas das cidades em suas diversas escalas e tamanhos.

____________________________________________________ 

CHAMADA DE TRABALHOS
II SIMPÓSIO DE PESQUISA SOBRE A MÍDIA PARAIBANA
“A COMUNICAÇÃO E A CIDADE: ESPAÇOS, DIÁLOGOS E VIVÊNCIAS”

Até 29 de abril de 2016, está aberta a Chamada de Trabalhos para o II Simpósio de Pesquisa sobre a Mídia Paraibana, que será realizado na Universidade Federal da Paraíba nos dias 9 e 10 de junho de 2016. A atividade, cujo tema é “A COMUNICAÇÃO E A CIDADE: ESPAÇOS, DIÁLOGOS E VIVÊNCIAS”integra as ações do Observatório da Mídia Paraibana. Serão aceitos artigos científicos de pesquisador@s, professor@s, profissionais, estudantes de pós-graduação, graduação, ensino fundamental e médio e mesmo ouvintes, leitores e telespectadores que abordem aspectos da mídia produzida na Paraíba.

II Simpósio de Pesquisa sobre a Mídia Paraibana tem como objetivo promover o intercâmbio entre @s pesquisador@s, estudantes, profissionais e a sociedade, estimulando o debate e a reflexão sobre a mídia produzida no estado. A proposta visa também integrar os programas de pós-graduação em comunicação e áreas afins e a graduação, com o intuito de criar novos caminhos de pesquisa sobre os aspectos culturais, políticos e econômicos da Paraíba.

Os trabalhos devem ser encaminhados até o dia 29 de abril de 2016, obedecendo ao template e às normas de submissão estabelecidas, para o e-mail: observatoriodamidiapb@gmail.com. As propostas serão avaliadas pela Comissão Organizadora. Todos artigos e relatos aceitos serão publicados nos anais da atividade.
Os artigos e relatos de experiência serão divididos em Grupos de Trabalho que debaterão cada uma das pesquisas e relatos submetidos em sessões temáticas. A relação das propostas selecionados será divulgada no dia 13 de maio de 2016, no blog da ação, e comunicada a tod@s @s inscrit@s.  
Podem ser submetidos artigos em coautoria e trabalhos já publicados em anais de congressos e revistas científicas, com exceção daqueles já apresentados no Simpósio de Pesquisa sobre a Mídia Paraibana anterior. As inscrições para autor@s e ouvintes são gratuitas. Serão conferidos certificados para os participantes que comparecerem a 75% das atividades e para os autores que apresentarem seus trabalhos.
A partir da atividade, também será elaborado um e-book com os artigos que se dedicarem especialmente ao tema desta edição: “A COMUNICAÇÃO E A CIDADE: ESPAÇOS, DIÁLOGOS E VIVÊNCIAS” e suas interfaces, que serão selecionados e avaliados pela Comissão organizadora.

Os casos omissos serão solucionados pela Comissão Organizadora.
Normas de Submissão
Baixe o modelo de submissão aqui.
Para artigos científicos:
Descrição
Fonte
Observações
Formatação
Artigo
Mínimo de 10 e máximo de 20 páginas
Título e subtítulo
(Português)

Nome do autor
(Instituição de origem)
Times New Roman 14

Times New Roman 12
Resumo
(Português)
Times New Roman 11
150 a 250 palavras
Texto justificado.
Palavras-chave
(Português)
Times New Roman 11
3 a 5 palavras-chave
Citações curtas
Times New Roman  12
Até 3 linhas
Entre aspas sem itálico e ao final do texto deve conter o sobrenome do autor em caixa alta e o ano.
Citações longas
Times New Roman  10
Mais de 3 linhas
Espaçamento simples, destacadas em parágrafo próprio. Recuo de 4 cm à esquerda.
Notas de Rodapé
Times New Roman 10
Devem apenas ser usadas, na mesma página, os dados sobre o(s)  autor(es) com um asterisco para cada autor(a) e coautor(a) que informa(m) o(s) currículo(s) em até cinco linhas.
Corpo do texto
Times New Roman  12
Espaçamento 1,5, parágrafo 1,25 / justificado.
Intertítulos
Times New Roman  12
Em negrito, alinhados à esquerda.
Tabelas, figuras, fotos e ilustrações
Devem estar em alta resolução e serem numeradas e identificadas. Exemplos: Figura 1, Figura 2, Tabela 1, Tabela 2.
Referências
Times New Roman  11
Por ordem alfabética e em conformidade com as normas da ABNT. Todos os autores citados no corpo do texto devem constar nas Referências.

Para relatos de experiência:

Escrito: máximo de 5 páginas, seguindo a formatação dos artigos científicos.
Vídeo: máximo de 8 minutos, publicados no youtube.

Programe-se e Participe! 

CRONOGRAMA:
INSCRIÇÕES DE TRABALHO -  11 de março a 29 de abril de 2016 
PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS SELECIONADOS - 13 de maio de 2015
REALIZAÇÃO DO EVENTO -  9 e 10 de junho de 2016

Comissão Organizadora 
Carlos Edmário Nunes Alves
Elane Gomes
Janaine Aires
Jocélio de Oliveira 
Lígia Coeli
Skarletty Fernandes

Janaine Aires / Autor

Coprights @ 2016, Blogger Templates Designed By Templateism | Templatelib