Assine nossa Mala Direta

Inscreva seu Email

"Júlio quer saber": Democratização da comunicação é censura?

Janaine Aires
Clique para assistir

O curta "Julio quer saber", dirigido por Pedro Ekman do Coletivo Intervozes, fornece uma importante contribuição para a ampliação do debate sobre democratização da comunicação no Brasil, a partir de um olhar sobre o processo na América Latina, palco de experiências diversas de regulação da comunicação. 


Com foco na Ley de Medios Argentina, o filme se dedica a observar os desafios do processo regulatório no nosso vizinho e nos ajuda a combater simbolicamente um dos principais obstáculos à democratização dos meios em nosso país: o investimento diário e permanente de que qualquer medida que afete o interesse do setor midiático é sinônimo de censura. 



O Brasil é o país em que poucos avanços foram visualizados no campo da comunicação, sobretudo em virtude da ausência de empenho político no enfrentamento aos interesses dos grandes grupos de comunicação. No entanto, é importante observarmos com cuidado o investimento permanente da grande mídia em macular qualquer debate sobre o assunto e minar as diferentes medidas em prol da paridade entre tipos de sistemas (público, privado e estatal), da distribuição equilibrada de verbas publicitárias governamentais e do respeito aos direitos humanos na programação. "Julio quer saber" nos ajuda a encarar este debate, dialogarmos com a população sobre o tema e, sobretudo, repensarmos nossas estratégias. 




  


Janaine Aires / Autor

Coprights @ 2016, Blogger Templates Designed By Templateism | Templatelib