Assine nossa Mala Direta

Inscreva seu Email

Simpósio

Janaine Aires
Entre as atividades desenvolvidas pelo Observatório está o Simpósio de Pesquisa sobre a Mídia Paraibana. Realizado anualmente, esta atividade tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento entre pesquisador@s, estudantes de graduação, profissionais e espectadores. 

A proposta visa também auxiliar e estimular o desenvolvimento de novas pesquisas. Todos os trabalhos são analisados e recebem parecer teórico-metodológico, os temas abordados são debatidos e as mesas realizadas com máximo de diálogo e horizontalidade, reunindo diferentes níveis de formação em um espaço de cooperação para a construção do conhecimento.   

Na primeira edição, o tema adotado foi "Origens e Perspectivas" e envolveu a apresentação de trabalhos de cerca de 40 pesquisador@s que se dedicaram a refletir sobre diferentes aspectos da mídia local. Os artigos e os relatos de experiência foram reunidos no livro "Mídia Paraibana: origens e perspectivas", organizado por Carlos Edmário Nunes Alves, Elane Gomes e Jocélio de Oliveira, publicado pela Editora Xeroca! 

A segunda edição da ação teve como tema "A comunicação e a cidade: espaço, diálogos e vivência", nesta ocasião nos dedicamos a discutir as relações entre mídia e cidade. Cerca de 50 pesquisador@s apresentaram artigos e relatos de experiência que em sua maioria refletiram sobre o tema do evento. Os trabalhos foram publicados nos Anais da atividade, também pela Editora Xeroca!   


Todas as ações desenvolvidas são gratuitas e abertas ao público. 



I Simpósio de Pesquisa sobre a Mídia Paraibana  - "Origens e Perspectivas" 

A imagem pode conter: 3 pessoas
Mesa de Abertura - Esq. a direita: Rafael Freire (Sindicato dos Jornalistas); Sandra Moura (UFPB);  Emília Barreto (UFPB); José Octávio (Unipê); Rômulo Azevedo (UEPB); Jocélio Oliveira (UFPB).   
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, tela e área interna
Luana Miranda apresenta "Das panelas de barro ao controle do sofá: a sofisticação do jornalismo gastronômico no Chef JPB".
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, tabela e área interna
Andrea Albuquerque aprensentando "O comportamento marginal como elemento do conceito de cultura underground construído pelo jornalismo impresso".
A imagem pode conter: 2 pessoas, tela e área interna
Bruna Fernandes apresentando o relato "Sobre a busca pelo personagem no telejornal".

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, tela, tabela e área interna
Vieira Neto apresentando o artigo "Análises e relatos dos programas esportivos das televisões na cidade de João Pessoa'.
A imagem pode conter: 2 pessoas, tela e área interna
Celina Modesto apresentando o trabalho "A seleção na COPA 2014: as diferenças na cobertura do último jogo do Brasil nos jornais Correio da Paraíba e Já".
A imagem pode conter: 2 pessoas, área interna
Tassio Ponce de Leon apresentando o artigo "Jornalismo impresso e a burocratização da informação: uma análise da construção midiática de crimes violentos, letais e intencionais no Jornal Correio da Paraíba".

A imagem pode conter: 1 pessoa, área interna
Giuliana Costa apresentando o relato "Desafios do jornalismo na contemporaneidade: os diversos gates".
Nenhum texto alternativo automático disponível.
Exibição do filme "Televisões", Dir. Elisa Cabral - 1982 
A imagem pode conter: 2 pessoas, área interna
Jocélio Oliveira apresentando o trabalho "Os estudos de recepção como suporte para compreensão da mídia paraibana"
A imagem pode conter: 2 pessoas, tela e área interna
Edielson Silva apresentando o artigo "Análise educomunicativa sobre as programações radiofônicas".
A imagem pode conter: 2 pessoas
Thais Vital apresentando "A temática das relações raciais no jornalismo: um estudo sobre a formação dos profissionais da mídia na Paraíba"
A imagem pode conter: 2 pessoas
Juliana Rosas apresentando o artigo "Da gélida Suécia à cálida Paraíba - o pioneirismo regional do ombusdman paraibano"
Nenhum texto alternativo automático disponível.
Wanja Nóbrega apresentando "Desafios do jornalismo na contemporaneidade: no final das contas, é mais uma questão de ética" e o relato "Satisfazendo a curiosidade perversa do público".
A imagem pode conter: 3 pessoas
Mesa de encerramento. Esq. para Dir. Professora Andrea Albuquerque; Professora Angélica Lúcio; e o Professor Marcelo Rodrigo; Elane Gomes (Mediadora).

Coprights @ 2016, Blogger Templates Designed By Templateism | Templatelib